Dicas e Informações Profissionais

Você sabe como funciona o processo seletivo na Cosmos RH?
Quem já procurou ou está em busca de um emprego ou oportunidade de trabalho sabe que para conseguir precisa passar por um processo de seleção. Esse processo de seleção pode variar de empresa para empresa e algumas etapas são mais demoradas que outras.
 
Cada empresa Cliente tem sua forma de avaliar e essas informações são passadas para a  Cosmos RH a fim de  montar o perfil do candidato que ela deseja.  Dependendo da empresa Cliente  nós montamos o processo de seleção  como:  análise de Currículos e entrevistas, testes psicológicos e técnicos, dinâmicas de grupo, etc... 
 
Ai fica a pergunta: Para que tanta coisa?
 
Todas essas etapas são importantes para que a empresa obtenha mais informações sobre o profissional e como é o seu perfil tanto técnico como comportamental.
 
Conheça algumas etapas do nosso processo seletivo:
 
- Abertura da Vaga (Processo Seletivo):
 
A Cosmos RH divulga a vaga no site com o perfil solicitado pela empresa Cliente. Algumas informações são sigilosas e serão disponibilizadas apenas ao longo do processo.
 
Atenção!! 
 
Nem todas as vagas são divulgadas, existem alguns processos que são executados internamente e os profissionais são buscados diretamente no site. Por isso a importância de manter seu cadastro atualizado.
 
- Cadastro no site
 
Através do cadastro no site você poderá candidatar se às vagas de seu interesse. Nossa equipe irá analisar os Currículos e repassá-los para as empresas ou solicitar o agendamento de entrevistas.
Veja no final um passo-a-passo.
 
- Início da seleção e entrevistas
 
Algumas etapas:
 
- Dinâmicas de Grupo;
- Seleção por Competências;
- Testes específicos;
- Entre outros
 
Não existe uma solução mágica para passar pelo processo seletivo, mas com certeza você pode se preparar para enfrentar essa rotina e algumas atitudes como:
 
- Manter a calma;
- Manter seu Currículo atualizado no site;
- Analisar bem os pré-requisitos da vaga;
- Em caso de dúvidas pergunte;
- Seja sempre quem você é, pois a inverdade sempre é detectada mais cedo ou mais tarde;
 
Então, segue um resumo do nosso processo seletivo:
 
1 – Abertura da vaga pela Cosmos RH com o perfil solicitado pela empresa
 
2 – O candidato candidata-se à vaga pelo site, e-mail ou redes sociais;
 
3 – Currículos fora do perfil não são analisados, por exemplo: a vaga solicita uma função Administrativa  para uma determinada cidade e o candidato não tem a qualificação desejada  ou mora distante , em outra cidade. Nesses casos, os Currículos não são analisados para a vaga em questão..
 
4 -  A melhor forma de enviar seu Currículo é candidatar-se à vaga pelo site. Mantê-lo atualizado é fundamental.
 
5 -  Se o candidato estiver no perfil da vaga com todas as informações ou o mais próximo possível o selecionador da Cosmos RH entrará em contato por e-mail ou telefone para agendar uma entrevista. 
 
6 -  Após as entrevistas e testes, os Currículos são encaminhados para a empresa que decidirá qual candidato quer conhecer.
 
7 – Nessa fase a seleção entrará em contato com os candidatos aprovados para que compareçam na empresa.
 
8 – A empresa decide pelo candidato que mais se assemelha à cultura dela e é feita a contratação.
 
Com este resumo, acreditamos que ficou mais fácil entender as etapas que virão no seu próximo processo. ´
 
Não é um processo rápido e nem sempre temos o resultado esperado, mas com toda certeza cada processo que você participa você ganha mais experiência e no momento certo a oportunidade aparecerá.
 
Boa Sorte.
Cosmos RH
 


Notícias / Você sabe como funciona o processo seletivo na Cosmos RH?